O que é o Fendafor?

O FENDAFOR propõe a montagem de um panorama de dança no Ceará apresentando uma programação que permita o diálogo entre bailarinos, coreógrafos e grupos oriundos de diversas localidades, proporcionando um momento único de fruição e intercâmbio cultural.

Fortalece o intercâmbio cultural.

O Fendafor também tem como aspecto fundamental os programas de formação de platéia, permitindo o acesso da população à dança, por meio de sessões gratuitas, ou baixo custo, através da parceria com instituições públicas e privadas de ensino regular e Projetos sociais, dessa forma, fortalecendo o processo de intercâmbio cultural com vistas a essa formação de público do interior.

Atividades Gratuitas.

As atividades ofertadas pelo Festival para os bailarinos cearenses são gratuitas, isso permite que grupos e artistas de baixa renda tenham a oportunidade de participar e conhecer de perto a fantástica engenharia do mundo da Dança, de todas as modalidades, do amador ao primeiro bailarino do mundo, isso não se compra, essa chance é única e pode mudar a vida de muitos artistas cearenses.

O Theatro José de Alencar é palco principal.

O Festival tem como palco principal o Theatro José de Alencar, as atividades acontecem manhã, tarde e noite. O Festival acontece em varias dependências do Theatro e como são muitas ações, ocupamos o Fayer, Palco do Jardim, Palco Principal, Hall, Teatro Morro do Ouro e as salas do anexo do Theatro com a parte de seminários, palestras e formação, dessa forma conseguimos atender de fato os artistas participantes, principalmente os da periferia onde atrações culturais são quase isentas, ocupamos escolas públicas, projetos sociais, Universidades, praças e Escolas de dança da capital, sempre nas seis regionais da cidade.

O que acontece?

São espetáculos das diversas linguagens da dança, do popular ao Clássico, amador ao profissional, infância a terceira idade, todas as modalidades e categorias; Mostra nacional, internacional, Prólogo, amadora, juvenil, infanto-juvenil e mostra competitiva. Oferecemos Cursos, oficinas, workshop, mostra de vídeo dança, seminários com TEMA “Fendafor, o Encontro das linguagens”.

Muito aprendizado!

Serão, palestras, conferências, lançamentos de livros, roda de conversa e ainda unimos as linguagens, com apresentações de teatro, exposição de fotografia, salas de áudio visual e música, fortalecendo o mercado de trabalho artístico, atingindo um publico diversificado, provocando uma importante troca de conhecimento e intercâmbio cultural.

Parte Formativa

Apostando na formação de sujeitos críticos e na compreensão de um profissional de dança que dimensione sua atuação artística como ferramenta de constituição formativa dos indivíduos, a Direção Pedagógica do FENDAFOR vem para dar seguimento a proposta original do evento, que tem como premissa oportunizar o desenvolvimento de novos talentos, trocando experiência com os mais inúmeros grupos, bailarinos e Cias. de Dança de todo Brasil e outros países do mundo. Aliando sempre teoria e prática, formação e informação, amador e profissional.

O Festival acontece de 25 de Junho a 08 de Julho de 2018.

A Programação começa todos os dias ás 9h30min no Mercado da Dança com mostra competitiva de Solos, duos e Trios e grupos. No dia 08 de Julho será o encerramento do Festival, acontecerá a noite dos campeões e serão anunciados os vencedores, apresentação dos melhores trabalhos e será oferecido premiação em dinheiro, Passagens Aéreas, Bolsas de estudo para escolas nacionais e internacionais , artigos de dança, Isenções em Festivais por todo o Brasil e no exterior.

Inscrições nos Cursos.

O Festival vai oferecer 02 Residências Artísticas e 22 Cursos cerca de 900 vagas totalmente gratuitas para bailarinos e artistas cearenses. Os cursos acontecerão em locais descentralizados, em escolas de Dança de Fortaleza e Instituições públicas. Aqui no site, você pode acessar todos os cursos e realizar sua inscrição a partir de 1º de Maio.

Mercado da Dança

Criado em 2014, o Mercado da Dança dá acesso gratuito ao público que quer conhecer o Fendafor, acontecendo de 27 de junho a 8 de julho (exceto dia 2, onde o Festival será no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, nesse dia teremos ainda ações nas escolas e equipamentos culturais do Governo do estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza).

O Mercado é no Jardim do Theatro José de Alencar dando oportunidade também a qualquer grupo ou bailarino que queira se apresentar no palco armado naquele local, que receberá também debates, rodas de conversa, lojas de roupas e artigos de dança, praça de alimentação, exposição de fotografia, lançamento de livro, área de convivência e a secretaria do evento.
Entre as lojas que estarão com estandes no Mercado da Dança estão; Capezio, Devant Acessórios, Du Dance, Só Dança, Dança Maria, Evidence e Sonhos de Nina. As apresentações no Mercado são por ordem de chegada.

Desdobramento Social e Crescimento do Festival nas últimas edições.

Vale ressaltar o crescimento desse festival que já foi considerado o quinto maior do País e hoje ocupa a segunda posição, perdendo apenas para Festival de Joinville. Vale lembrar que ele começou no ano 2000 e acontecia em apenas três dias e cerca de 35 Grupos inscritos. Ao longo dos anos ele foi crescendo e adquirindo visibilidade, credibilidade e sucesso da critica e do povo brasileiro, mas as quatro últimas edições (de 2014 a 2017) foi histórico o seu crescimento, levando em consideração o ano de 2013 que recebemos 1200 bailarinos, 130 grupos, 7 dias e 680 performances;

Na edição anterior, em 2017, recebemos 2.604 bailarinos, 221 Grupos, 12 dias, 21 sessões, apenas a estréia é uma sessão e 1814 performances.