Convidados Fendafor Maracanaú

JURADOS – MESTRES E PROFESSORES CONVIDADOS - FENDAFOR ITINERANTE

Douglas Motta – Fortaleza – CE – (Jurado e Mestre Convidado)


Douglas Motta graduado em pedagogia com pós-graduação em arte-educação e cultura popular. Iniciou seus estudos de dança em 1984 no colégio estadual liceu do Ceará com Rosane Santiago Viana, nesse mesmo ano ganha uma bolsa para estudar jazz na Academia Satidance dirigida por Sarah Filomeno, fez parte da comédia cearense companhia de teatro. A partir de 1986 entra na academia de Ballet Goretti Quintela onde se formou, leciona e se torna primeiro bailarino da escola. Para aprimorar seus conhecimentos Douglas fez cursos com os mestres Liliane Benevento, Eliana Caminada, Denis Gray, Flavio Sampaio, Fernando Mendes, Robson Rosa, Jair Moraes, Vera Aragão, Toshy Kobayashi, Cecilia kerche, Ana Botafogo, Ricardo Cher, Norma Masela entre outros. Como primeiro bailarino dançou praticamente todos os ballets de repertório como D. Quixote, a Bela Adormecida, o Lago dos Cisnes, La Fille mal Gardee, Paquita, Carmem, Giselle entre outros. Sempre convidado para galas, workshops e jurado em concurso de dança. Na Alemanha teve aulas na Companhia de Shindovsk ballet. Como professor leciona nas escolas de referência em fortaleza de ballet clássico e contemporâneo, como coreógrafo traz trabalhos premiados dentro e fora do estado, seu trabalho é reconhecido e respeitado, Douglas é um bailarino versátil e sempre comentado por sua forma expressiva. Conselheiro do CBDD em fortaleza, atuante também com mestre de cerimônia em festivais pelo Brasil como FENDAFOR, FIDA, CBDD PARAIBA, CBDD Rio de Janeiro, CBDD INTERNACONAL DE FORTALEZA, entre outros.

Jessica Ferreira – Recife - PE – Jurada e Mestra Convidada


Delegada do Conselho Brasileiro de Dança de Pernambuco é Diretora do Studio de Dança Jéssica Ferreira há 17 anos. Bailarina, professora, coreógrafa, produtora cultural e artista Licenciada em Dança pela UFPE e Licenciada em Educação Física pela UNOPAR, Especialista em Psicomotricidade e Artes e Arte Educação, Bailarina clássica há 28 anos, Formada em Pilates Clássico, estudante de especialização em técnica de pontas pelo sistema de Ensino Alice Arja. Jéssica é Professora e coreografa de ballet clássico, jazz e danças populares tem vasta experiência em danças folclóricas tendo diversas vivências com mestres e brincantes da cultura Pernambucana. Na vertente do jazz participou do Congresso Internacional de Jazz Dance 2023 tendo aulas com Bill Prudich, Isabella Blum, Terri Best, Helene Phillips e Aew Castelli. Além de participar de cursos e Workshops com Caio Nunes, Monique Paes, Carol Danni Stein, Cristina Cará, Zeca Rodrigues, Alex Siqueira, Cid Neto, dentre outros. Ganhadora de títulos nacionais e internacionais como bailarina, melhor conjunto, melhor coreógrafa e melhor direção. Semi finalista no YAGP BRASIL – Youth American Grand Prix, idealizadora do Encontro Pernambucano de Jazz - Jazz Concept PE. Além da Direção de seu Studio, atualmente é pesquisadora e criadora da metodologia de jazz para crianças "UP for jazz", além de ser idealizadora do Projeto CBDDPE e o projeto Professor por excelência, trabalhando na formação de diversos professores nas áreas de ballet e jazz. Jéssica é amante da arte em todas as suas vertentes e acredita no poder da cura através dela.

Luís Alexandre Fortaleza - CE – Jurado e Professor convidado;


Diretor da Escola Urbana de Dança do Ceará (Professor Pesquisador e Coreógrafo) Iniciou suas atividades em dança em 1995. Estudou no colégio de dança do Ceará no curso de capacitação coreográfica, tem cursos em várias danças urbanas, desenvolve estudos práticos e pesquisa na linguagem do HipHop Dance. Tem um vasto repertório como coreógrafo, último espetáculo produzido “Área" Percurso de Criação da XIII Bienal Internacional de Dança do Ceará. Diretor geral do Festival Internacional de Danças Urbanas na Cena (Fiduc); Coordenador Artístico do Circuito de Danças Urbanas de Fortaleza; Simpósio de Danças Urbanas do Ceará; Diretor geral da Escola Urbana de Dança; Coordenador do Festival de Dança da Juventude. Em 2022 participou do intercâmbio cultural Imersão de arte urbana em Paris-França pela Prefeitura de Fortaleza onde estudou diversas Danças Urbanas na escola Tony Maskot.

Marcelo Fiuza – Cajazeiras - Paraíba – Jurado e Professor convidado


Diretor artístico e professor do Stúdio de Dança Marcelo Fiuza, iniciou os estudos em dança em 2005 no Ballet cultural Corppus em Salvador BA, onde ingressou na dança profissional. Formando pela Escola de Danca da FUNCEB (Fundação cultural do Estado da Bahia), tem formações e vivências nas áreas de Jazz Dance e suas vertentes, Danças populares, Danças de Matrizes africanas, Dança moderna, Dança contemporânea, Danças Urbanas. Há 15 anos fundou a Cia de Dança Marcelo Fiúza onde participou de festivais a nível nacional e intencional ganhando diversos prêmios no mundo da dança. Através da dança teve a honra de completar o elenco da remontagem do espetáculo “ A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA” em parceria com FUNCEB, o BTCA ( Ballet do teatro Castro Alves), e a NEOJIBA. Atualmente realiza diversos trabalhos coreográficos com a sua Cia de dança na Paraíba, e desenvolve estudos na área de Jazz Funk, Stilleto Dance e Hip Hop Dance.

Walef Rocha– Fortaleza – Ceará - (Jurado e Professor convidado)


Walef rocha, é bailarino profissional desde os 9 anos, com 20 anos de carreira e experiência profissional. Formado pelo Curso Técnico em Dança 2015, Curso de Ginástica Laboral, Graduado em Educação Física (Licenciatura) – FATENE, Graduado em Educação Física ( Bacharelado) – UNIJÁ. Bailarino desde 2003 da Escola de Dança de Paracuru, foi Bailarino da Cia. De Dança de Paracuru (2016 - 2022). Atualmente atua na Cia. Rossana Pucci. Estudou na EDISCA, no Centro Coreográfico Leandro Netto, Bailarino de Cabo Verde Ballet – África, Recebeu o Prêmio de Melhor Bailarino Norte/Nordeste (2016), melhor bailarino CBDD 2023, Coreógrafo revelação CBDD 2023 e outras várias Premiações em passo de arte, FENDAFOR, CBDD desde 2016, como coreógrafo e bailarino. Foi Professor da EDISCA, professor de Ballet Avançado e contemporâneo no Espaço Rossana Pucci, Colégio Maria Ester I. Teve granes mestres com; Flávio Sampaio – Ce, Vera Aragão RJ, Paula Água RJ, Caio Nunes – RJ, Nora Esteves – RJ, Ivaldo Mendonça PE, Adriano Araújo – CE, Paulo Caldas – RJ, teve experiência com a Cia. De Dança Toulla Limnaios - Alemanha) e com Dança Contemporânea (Marcio Slam – Praga), entre outros. Tem Conhecimentos de dança pós-moderna (Lia Rodrigues) o Composição Coreográfica (Regina Advento – Alemanha), Composição Coreográfica (Jorge Garcia – São Paulo). Walef participou de inúmeros Festivais em Paracuru, nos 50 anos da Petrobras – Fortaleza, Quinta com Arte – Espaço Cultural da FIEC – CE, Festival do Litoral Oeste, Bienal de Livro do Ceará, Festival de Inverno de Campina Grande – PB, Projeto Quinta com Dança, Apresentou-se na entrega do prêmio CEDRO de OURO – Ceará, 3a Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte- RJ, Bienal Internacional de Par em Par de Dança do Ceará e apresentou-se nas cidades de São Gonçalo do Amarante, Trairi e Paraipaba/CE


Socorro Quintela – Fortaleza – Ceará - (Jurada e Professora convidada)


Professora, coreógrafa e diretora artística do N Q Studio de Dança. Iniciou seus estudos de dança clássica em 1973, na academia de ballet Eros Voluzia e obteve sua formatura em 1983, sob a direção de Goretti Quintela, formada também no curso de capacitação em dança, sob a orientação do professor Flavio Sampaio (CE). Integrou a Coordenação de festivais como Festival Nacional de Dança de Fortaleza – FENDAFOR/CE de 2000 a 2010; Mostra De Dança Infantil Do Ceará – DANÇA CRIANÇA de 2011 e 2012; Curso de CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA MONITOES EM DANÇA de 1995 a 2013. Fez parte de bancas julgadora em festivais dentro e fora do estado. Ministrou aulas para os principais centros de dança clássica de Fortaleza. Como professora e coreógrafa já teve premiações em festivais nacionais e internacionais como Passo de Arte Norte/Nordeste, FENDAFOR, CBDD/RJ, Fest Dance, Salt in Dance, entre outros.

ANA DULCE EMBAIXADORA OFICIAL DO FENDAFOR ITINERANTE


Ana Dulce Ribeiro é Bailarina, intérprete-criadora, e pesquisadora do movimento. Iniciou seus estudos na dança em 2007, atualmente formada em Ballet Clássico e Jazz pela Escola de Dança Janne Ruth. Participa de competições nacionais e internacionais, por conseguinte, primeira mulher nordestina transgênero contemplada pelo Festival Internacional do Conselho Brasileiro da Dança, melhor bailarina 2022. Primeira Bailarina Trans a vestir um Thuthu e dançar grandes clássicos de repertório. Adquiriu qualificações e experiências internacionais com seu intercâmbio no Uruguai na Escola de Gala Ballet Studio em Ballet Clássico, sob a direção e orientação de Marlene Lagos, que foi primeira bailarina no Ballet del Sodre de Montevideo, nas modalidades de Contemporâneo, e Jazz. Dulce Ribeiro ministra cursos e é jurada em competições em vários estados do Brasil. Eleita embaixadora oficial do FENDAFOR. Hoje Dulce é também educadora, ministrando cursos para jovens na Rede CUCA de Fortaleza, sendo assim incentivadas no mundo da dança e apoiadas na luta por respeito e dignidade da comunidade trans e é bailarina da Escola de Dança Janne Ruth.


CONVIDADOS FENDAFOR ITINERANTE + BREAKING 1x1

Regis Sprinter – Maracanaú - Ceará - Curador Oficial do BRENKING 1x1


Régis splinter ou mais conhecido como o b.boy splinter, é um dos bboys mais antigos ainda em atividade no breaking cearense. Iníciou sua trajetória no hip Hop em 1992 como rapper e como bboy em 1994, e foi no BREAKING que construiu toda sua sua história. Hoje atua como produtor cultural, jurado, arte educador e bboy. Sua caminhada é cheia de grandes feitos como bboy já participou nos mais renomados eventos do Brasil. Como jurado julgou grandes eventos a nível brasil tais como o batalha das tribos (MA) Edacra (PE), sertão BBOYS (PE), break da paz (PA), red Bull cypher nordeste (CE) dentre tantos outros. Hoje o seu mais novo projeto é “A RUA SABE” evento voltado a essência do BREAKING. e também ao seu grupo o one for love, grupo de bboys independentes que acreditam na mesma filosofia que é fazer hip Hop antes de tudo por amor.

Okado do Canal – Recife – Pernambuco – Jurado Convidado


Okado do Canal é Rapper, Bboy, Ator e Arte Educador, nascido e criado na Favela do Canal do Arruda, iniciou sua carreira artística através da dança de rua/Breaking se tornando destaque Internacional no mundo das batalhas, tem conquistado espaço no cinema nacional, com atuações em curtas e longa-metragem premiados em festivais nacionais e internacionais, Sua vivência é, por si só, um ato de resistência, seu sucesso, analogamente, é uma política afirmativa em si.

TIJOLIM – Fortaleza – Ceará - Jurado Convidado


Willa ou mais conhecido como o B.boy Tijolim King Rock, é um dos bboys mais antigos e respeitados ainda em atividade no breaking cearense. Inciou sua trajetória no Hip Hop em 1989 no breaking. Hoje atua como produtor cultural, jurado, e bboy. Sua caminhada é muito respeitada, como bboy já participou nos mais renomados eventos do Brasil. Como jurado julgou grandes eventos a nível Brasil tais como o FENDAFOR (CE) BATALHA DA JUVENTUDE (CE), KARIRI BATTLE (CE), FESTIVAL CEARENSE DE HIP HOP(CE), batalha Internacional vila velha (BA) dentre tantos outros. Como produtor hoje está à frente dos projetos Eusébio Breaking (batalha de BREAKING ) que estar na sua décima edição evento esse voltado a essência do BREAKING, .Também lidera seu grupo EUBC CREW grupo de BREAKING da região do EuSébio.

MAEL – Belém – Pará - Jurado Convidado


Ismael Rodrigues começou sua trajetória artística em 2004 através de um projeto social no qual eram ministradas aulas de breaking na FUNPARA. Dois anos depois, através da mentoria do produtor Ivan Pires, passou a integrar o grupo profissional de Breaking chamado AMAZON BBOYS, passando a representar o Estado do Pará em competições e apresentações no Brasil e no exterior, em países como GUIANA FRANCESA, ALEMANHA, INGLATERRA, FRANÇA E USA. Ao longo dos anos vem atuando como jurado em competições dentro e fora do estado, tendo julgado eventos em Belém, Ananindeua, Marituba, Tailândia, Castanhal, Abaetetuba, Macapá, Santana, Recife e Rio de Janeiro. Além de sempre contribuir com workshops ministrados com foco em melhorar o desempenho dos participantes. Além de trabalhar como dançarino, coreógrafo e arte educador com conhecimento em outras danças como POPPING, LOCKING, KRUMPING e DANÇA CONTEMPORÂNEA. Participou de competições por todo Brasil; DANÇA PARÁ, BATALHA AMAPÁ, FENDAFOR 2009, AMOSTRA DE DANÇA MADRE CELESTE, FESTIVAL DE DANÇA DO TRIANGULO-UBERLANDIA, BATTLE OF THE YEAR INTERNACIONAL –BRAUNSCHWEIG ALEMANHA 2009, SONY ERICSSON UK BBOY CHAMPIONSHIPS 2010 – LONDRES REINO UNIDO, DC KINGZ 2011 – DUQUE DE CAXIAS – RJ, BATTLE OF THE YEAR INTERNACIONAL – MONTPELLIER FRANÇA, FIDA (FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DA AMAZONIA), EMPORWERMENT THROUGH HIP HOP – WASHINGTON, NEW YORK, L.A- EUA, GUIANA FRANCESA, BATTLE OF THE YEAR BRASIL, CAMPINAS - SP CASTANHAL BREAK DANCE Entre outros.

Flip Jay - CE


Flip Jay é envolvido com o hip hop desde 1984, começou como bboy (dançarino de breakdance).Já dançou em várias equipes de dança de rua em Fortaleza em São Paulo onde foi dançarino de grupos de Rap como Baseado nas Ruas, Jabaquara Breakers. No ano de 1992 se forma como DJ pela escola de Djs Fieldzz, uma das primeiras do Brasil a ministrar oficinas, teve como instrutores Irai Campos e Dj Grandmaster Ney , até hoje DJs experientes e presentes no cenário nacional. De Volta a Fortaleza começa a tocar profissionalmente como Dj em festas particulares e foi Djs de vários grupos de rap do cenário local. Já Ministrou oficinas e Dj em comunidades carentes e eventos privados e governamentais. Ministra aulas de Dj no CUCA para jovens de 14 a 29 anos, onde iniciou dezenas de alunos nas técnicas de mixagem. É Dj residente a 10 anos no encontro de hip hop semanal no centro cultural Dragão do Mar, aonde pessoas ligadas a cultura Hip Hop se encontram todos os sábados, É também DJ do grupo de Rap Cearense Costa a Costa, banda com grande visibilidade nacional e vencedora do Prêmio HUTUZ ,por duas vezes como melhor grupo de rap do Norte e Nordeste. Atualmente está como Vice Presidente da Federação Cearense de Breaking, desenvolvendo um trabalho de fomento e produção de eventos do Breaking que além de cultura se tornou esporte olímpico. Produtor e Dj a cerca de 20 anos do evento Planeta Hip Hop, Produtor e Dj do festival Cearense de Hip hop desde 2009, Dj Oficial do evento Quando as Ruas Chamam -Brasília DF, Dj e palestrante do evento Battle in the Cypher – RS, Produtor e Dj do Red Bull Cypher Nordeste 2018, Batalha da amizade -Rio Claro- SP, Freestyle Session (Belém e São Paulo), Campeonato Batendo de Frente (Ribeirão preto), participação do Campeonato Redbull Threestyles, Campeonato de Breaking Gigante X Gigante - São Sebastião –SP, Red Bull Cypher Nordeste, Professor do curso Dj- Porto Iracema, Dj Convidado Master Crew 2014, Campeonato Sul Americano de Hip Hop -Batalha final –SP – 2009, etapa Norte e Nordeste do evento Internacional Circle Prinz 2010